Comentários da rodada, piadas, músicas e afins:
a melhor opção de mesa redonda do futebol carioca na grande rede!
Ao Vivo nos domingos a partir de 21:33, Reprise a partir segunda.

21 de ago. de 2008

DESTRINCHANDO O BACALHAU




Caros amigos do "É Penalti",


A coluna sobre o Vascão será hoje postada em data não habitual, pelo simples fato que eu não poderia me furtar ao dever de escrevê-la no dia de nosso aniversário. Sim, o dia 21 de agosto é a data de fundação do Clube de Regatas Vasco da Gama, no saudoso e longínquo ano de 1898, pelos 62 remadores que assim decidiram. É um clube com uma rica história, fruto de um compromisso com o desporto e com a honra de uma grande comunidade lusitana, exemplificado na construção de nosso maior patrimônio, o estádio Vasco da Gama.




Vasco da Gama, minha religião!

Assim, temos 110 anos de conquistas, lutas, vitórias. Temos também insucessos, mas eles fazem parte da vida tanto como as vitórias, sendo por vezes mais importantes pela sabedoria neles contida. Realmente, depois de sermos pioneiros na democratização do esporte ao aceitar jogadores negros e mulatos, e do profissionalismo, ao pagar aos atletas, diferentemente dos clubes tradicionais, hoje somos pioneiros na eleição de um ídolo para a presidência do clube. Roberto, estamos com você! Não ouça a oposição, tampouco os maledicentes.


Bom, a vantagem de escrever a coluna agora é também o fato de poder comentar mais uma vitória do nosso time (três seguidas, eu vou acabar mal-acostumado!), que venceu o clássico lusitano contra a Portuguesa. Sobre o jogo, podemos afirmar que foi disputado em um dos piores campos que eu já vi na vida, onde a bola não parava no pé de ninguém, e sobravam chutões. Menos mal que a nossa zaga não chutou nenhuma na direção errada (até chutou, mas não houve gol) e conseguiu a inédita marca de dois jogos sem tomar gol, o que é uma vitória heróica.


Temos realmente de parabenizar a dupla dos luízes (Jorge e Eduardo) que não comprometeu, bem como Jonílson, que se sentiu em casa naquele rachão que foi o jogo, mas correu o tempo todo e dominou o meio campo (um jogo dominado pelo Jonílson não pode ser bom, vocês não acham?). Temos também de louvar a dupla Mádson (o f#*$@#oda) e Alex Teixeira (autor do bonito gol em jogada individual), corroborando o que eu havia dito no nono programa (ouçam com atenção, meus caros!), de que o time só tem a ganhar com esses dois no meio. E que o pipoqueiro se dane!


O time demonstrou maior aplicação tática, realmente fechando os espaços no meio e nas pontas. A zaga está jogando o básico, com bastante chutões para os lados, mas na lateral tivemos uma cobertura maior que de costume. O Edu, principalmente, e o Vágner Diniz tiveram boas participações na defesa, com o Vágner só sendo liberado no fim, quando o Vasco adotou o sistema de 3 zagueiros, com a entrada do Vílson.


O meio esteve bastante brigador, com o sempre disposto Jonílson, e com uma razoável atuação do Rodrigo Antônio, que saiu mais para o jogo ( e poderia ter aberto o placar no0 primeiro tempo, se não demorasse tanto para dominar uma bola cruzada na área). Somente Marquinhos destoou um pouco, mas nada que ficasse muito abaixo dos companheiros. E Alex sobrou em campo, como também sobraram pancadas em cima dele, que saiu com um grande hematoma na perna.


Aliás, como apanhou o Mádson! Levou diversos coices (das mulas da lusa), mas sempre levantava. Essa é uma grande característica sua: além de correr muito e ser habilidoso, ele não desiste das jogadas. E se perde a bola, corre que nem um louco para retomá-la. Allan Kardec é que esteve discreto hoje, talvez lendo a si mesmo. Jean e Edmundo entraram no final, mas mais para prender a bola e repôr as saídas da dupla meio-campista.


Marechal Tita começa a ter o time nas mãos. Tal fato fica evidenciado nas declarações de apoio dessa semana, cmo as de Jean e Allan Kardec, enaltecendo o esquema e o estilo do treinador. Os jogadores estão mais empenhados, e seguindo um plano de jogo minimamente organizado, o que não acontecia na era Lopes. Este essa semana não gostou das declarações e retrucou, apesar de todos os jogadores terem falado bem dele. Mas ninguém falou bem do seu 3-5-2 que, segundo os jogadores, não é tão fácil de seguir como o 4-4-2 de Tita.


Essa semana temos várias especulações acerca de reforços, que vão desde Márcio Careca do Barueri, passando por Júnior e chegando até, pasmem, a Ricardinho, ex-corínthians. Cara, é muita coisa, principalmente esse último, que não vê a cor da bola há muito tempo. Eu só peço a Dinamite um pouco de malandragem. E muita calma nessa hora!


Mas a especulação que me faz mais feliz é a de Pedrinho, que deveria ter sido anunciado hoje, como presente à torcida, mas que ainda não foi encaminhada. É um dos jogadores mais azarados que eu conheço, pois a sua grande habilidade foi acompanhada de diversas contusões sérias, que lhe valeram a alcunha de "Podrinho".


Vale a pena sim, pois o Vasco está sem meias armadores. Com Leandro Bonfim no estaleiro, ficamos perdidos se Alex ou Mádson se machucarem. Hoje não havia um meia de origem no banco (não posso considerar Bruno Gallo ou Mateus para tais lugares), e a presença de Pedrinho teria um efeito positivo no clube, pelo seu histórico lá, e pela própria superação pessoal às lesões da carreira. Ele poderia conversar com a molecada de lá, talvez, e passar alguma coisa de útil.


É melhor que ficar ouvindo à preleções do Edmundo, como ele falou essa semana que prefere antes dos jogos. Amigo, ouvir palavras de incentivo do Edmundo deve ser tão profundo como uma aula de matemática da Luciana Gimenez, ou uma palestra da mulher melancia sobre a história dos movimentos sociais no país !(que fique bem claro que estou falando apenas do q.i das distintas figuras femininas, já que seus outros atributos tornariam a palestra divertida, com certeza, bem como atrativa)


Bom, por hoje está de bom tamanho, e ficaremos na espera de novidades da colina mais famosa (e vitoriosa) do país, que com certeza virão em profusão.

Aquele abraço tenro como bacalhau,

Michel Goldmacher

BICADAS DO URUBU!

BICADAS DO URUBU


A COLUNA DO TIME QUE TEM
RAÇA,
AMOR
E
PAIXÃO


MOMENTO DE HUMILDADE

Eu não estou aqui para pisar nos mais fracos e nem para himilhar os medíocres. Eu sei que é difícil para um torcedor do Flamengo ter humildade principalmente se levarmos em conta a mediocridade dos 3 mulambos do Rio e suas incompetências para conquistar títulos. Porém por incrível que pareça, mesmo na condição de Rubro Negro, eu estou me sentindo humilde, e quero aproveitar este fatídico momento para agradecer as muitas alegrias que a mulambada têm nos proporcionado.

Em 1º lugar, por mais estranho que pareça, eu agradeço ao Fluminense. Que em 99 chegou a disputar a 3ª divisão, inclusive sendo um lugar que caiu muito bem o Fluminense (com o perdão do trocadilho), e ainda foi campeão conquistando um de seus poucos títulos não estaduais. Já no ano seguinte forças do mal conduziram-no diretamente a 1ª divisão através da porta dos fundos sendo essa uma dívida que dura até hoje e que num futuro próximo será paga com juros e correção monetária. E as bibas tricolores ainda tiverão a pretensão de ganhar um título da grandeza da Libertadores. Só que na final elas acordaram do sonho ( assim com a seleção feminina de futebol ) e foram obrigadas a concordar com quem realmente está acostumado a ganhar títulos, que para obter conquistas grandiosas é preciso ter tradição. mas a festa no pódio foi bonita. Todas aquelas faixas tricolores que saltaram do pódio quando o capitão da LDU levantou a taça foi algo extasiante. Talvez a experiência tricolete com a Parada Gay tenha contribuído para a bonita festa.
Parada gay tricolor

Em 2º lugar, agora mais apropriado com quem está cada vez mais acostumado com o mesmo, vem os agradacemientos ao Botafogo. Denominado pelos paulistas por Botafogo do Rio ( já que para eles o Botafogo de Ribeirão Preto tem a mesma importância), o time da estrela solitária, que tem poucas estrelas para bordar na camisa, chegou a disputar a 2ª divisão em 2003, competição essa que terminou em 2º lugar já se acostumando com o que viria pela frente. Pois em 2007 mesmo tendo um time melhor tecnicamente que o do Flamengo a tradição mais um vez prevaleceu e o Fla foi campeão. Já no ano seguinte fizemos uma final de Taça GB espetacular. E só para não perder o costume Fla campeão novamente. Sendo que os jogadores, a comissão técnica e até o presidente do Bota protagonizaram uma cena ridícula no vestiário chorando copiosamente após o jogo, levando inclusive o presidente Bebeto Calça nas Peitas de Freitas a renunciar ao cargo. Decisão que como já previsto pelos principais críticos de cinema ele voltaria atrás alguns dias depois. E na final do Estadual, com superioridade esmagadora da torcida do Flamengo nos 2 jogos ( isso talvez se deve ao fato de a maior parte da torcida botafoguense, que já é pequena, ter se afogado com os tantos litros de lágrimas excretados de seus olhos após a perda da Taça GB ) e com os principais jogadores do Botafogo amarelando mais uma vez em uma decisão contra o Flamengo, o foguinho em mais um jogo apagado sagrou-se Bi vice.


Escudo do botafogo depois do chorôrô

E por falar em vice, em 3º lugar já que nem 2º ele tem conseguido mais, eu agradecer ao Vasco da Gama, o nosso maior freguês. Se você perguntar a qualquer vascaíno quando foi a última final que o vasco ganhou do Flamengo, o indivíduo com certeza não lembrará o que é bastante compreensível. De 99 pra cá 4 títulos estaduais foram decididos pelo clássico do milhões. no 1º o Fla foi campeão com um gol de falto do saudoso Rodrigo Mendes, hoje no grêmio. Em 2000 foi mais fácil. Uma bela porrad de 3X0 no primeiro jogo e o Mengão sagrou-se bi campeão com uma vitória por 2X1 no jogo seguinte. E em 2001 o clube da colina que já tinha a vantagem do empate ainda ganhou no abrir das cortinas das finais por 2X1. Com isso a portuguesada começou a dançar o vira já contando com o titulo na semana que antevedia o 2º jogo. Essa bacalhoada mal sabia que seria destrinchada ( sem referências a coluna do colega ) no segundo jogo com um maravilhoso gol de falta de Petkovic, que como se já não bastasse ser lindo ainda foi no final do jogo e foi o gol do TRI CAMPEONATO como se já não bastasse ser o TRI CAMPEONATO os 3 títulos foram ganhos em cima do TRI VICE Vasco da Gama. Mas para não mais mencionar a palavra TRI CAMPEONATO vamos lembrar agora do título estadual de 2004. O Flamengo começou ganhando por 2X1. Já no 2º jogo aconteceu o grande fenômeno causador Tsunami ocorrida no final desse mesmo ano na Ásia. O flamengo venceu por 3X0 até então nada de anormal. O incrível mesmo é que os 3 gols foram marcados pelo mesmo jogador. E o fato é considerado um fenômeno porque o Jean, isso mesmo, o Jean foi o autor dos 3 gols. E para não ficarmos só nos estaduais, o Flamengo que é um time acostumado a ganhar também títulos nacionais e internacionais, numa final nacional contra o Vasco não poderia ser diferente. Em 2006 o time Rubro Negro faturou a Copa do Brasil tornando o Vasco de vez seu eterno freguês e vice.
Gol do Pet na final do tri campeonato

E antes que eu me esqueça, eu quero também agradecer aos atuais dirigentes do Vasco pela contratação do possante zagueiro Fernando. Que foi revelado pelo Flamengo, mas por algum motivo eu sempre sonhei em vê-lo jogar pelo Vasco.

E quero também agradecer ao pseudo-treinador da seleção brasileira, Dunga. Desde que ele deixou de usar as estilosa camisas recomendadas pela filha, os jogos da seleção perderam a graça. Mas o agradecimento é devido ao fato de ele não ter convocado o melhor goleiro e o melhor lateral esquerdo do Brasil, Bruno e Juan respectivamente. Se Dunga os tivesse convocado para as Eliminatórias provavelmente teriam escapado pela janela do brasileirão.

Dunga com um "sugerimento" da sua filha

Inclusive neste momento além de humilde estou também muito feliz pois o Kleber Milk finalmente conseguiu contratar um jogador com a cara do Flamengo. Que é justamente o Marcelinho Paraíba que além de ser um jogador de categoria é também um paraíba arretado, cabra macho, que não tem medo de pressão, ao contrário de alguns jogadores brasileiros e um uruguaio que borraram as calças nos últimos dias.

Quem já acertou também foi o habilidoso canhoto argentino Sambueza. Conhecido na Argentina com "El Cañito" em função de sua habilidade para aplicar canetas, além de meia de ligação, joga também como ala esquerdo. De modo que quando o Juan por algum motivo não jogar Sambueza pode ser deslocado para ala recuando assim Marcelinho Paraíba para a meia de ligação. Com isso o Flamengo volta a ter um elenco pelo menos minimente decente faltando ainda um centroavante matador que não podem ser nem o Guilherme ( ex Atlético MG e Corinthias ) e nem o Edmundo.

Só espero que o Caio JR pare de inventar com ele tem feito nos últimos jogos, e que escale sempre pelo menos um meia de ligação justamnete no meio campo descupando-me a redundância, pois o Caio JR gosta de escalar os meias de ligação no ataque. Enquanto o Sambueza não ficar a sua disposição ou até mesmo se eleentrar no time e não jogar bem quem tem que desempenhar essa função é o Marcelinho Paraíba que vinha inclusive jogando bem na Alemnha justamente na função de apoiador.

E assim encerro esses agradecimentos aos co-irmãos do Rio, que estão mais para irmãos bastardos pois não têm nenhuma semlhança com o Flamengo saudando a melhor e maior torcida do mundo a torcida do Mengão.

Por LeandroCastellar"LEDEGELSON"

Alvíssaras Tricolores


O Parecer da Máquina Tricolor

"Vence o Fluminense, com o verde da esperança, pois quem espera sempre alcança!"

Pois bem, seletos fãs do É Pênalti!, quem espera sempre alcança e alcançamos nosso objetivo primário, saímos da zona!

Conduzidos com maestria pelo Coração Valente, autor dos três gols tricolores, passamos pelo Timbu e largamos eles na zona de rebaixamento, deixando-os aflitos, em pleno Aflitos.

Agora, para podermos descansar fora da zona por uma rodada, basta que o Clube da Colina supere a Portuguesa, nesse duelo lusitano, ou o contrário, só o empate não nos interessa.

Contudo, caso o Vasco não vença, nem o Goiás, e o Grêmio faça no máximo 2 gols no Flamengo, o Fluminense termina essa rodada como líder do 2º turno, a cinco pontos da Zona da Sul-Americana.

Completando os comentários acerca dessa rodada, muito conveniente o Santos e o Ipatinga se abraçarem e afundarem juntos na rabeira da tabela!

Agora, falemos desse excelente jogo lá em Náutico:

Náutico, na UTI

Na falta de Thiago Neves, Washington, em excelente cobrança de falta, abriu o marcador para o Tricolor das Laranjeiras, frente o Náutico, logo aos seis minutos.

Para dar um alento à sua torcida, no minuto seguinte, Kuki igualou o placar: 1 x 1.

No segundo tempo, Carlinhos, que substituíra Tartá (vítima da violência dos jogadores do Náutico), em sua melhor atuação pelo Flu, cobrou escanteio para o meio da área, e o Coração Valente antecipou-se à zaga e marcou seu segundo gol.

Aos 29 minutos de jogo, o momento mais perigoso para o Fluminense... Everton, cansado, pediu para ser substtuído, e, para meu terror, Cuca colocou Ygor no time... eu já começava a vislumbrar o empate a caminho... Mas o Flu estava tão bem que nem o Ygor conseguiu impedir nossa vitória!

Em mais uma cobrança de falta, Washington marcou, aos 40, o 3º gol do Fluminense e acabou com quaisquer intenções de reação do Náutico.

Largamos o Capibaribe na UTI com esse resultado, sacramentando nossa primeira vitória fora de casa, e pela primeira vez emplacamos duas vitórias seguidas! Dá-lhe mestre Cuca!


Enquanto isso, em Pequim...

O selecionado brasileiro, escalado pelo técnico Soneca, que fica Zangado quando dizem que ele nunca será Mestre tomou um baita esculacho de nostros hermanos arrentinos... 3 x 0, mas poderia (e deveria) ter sido mais... uns 7 x 0, pelo menos. Tal qual um amigo meu disse (valeu Mário), era jogo pro Brasil ou ganhar, ou perder de muito... vai que com esse resultado o capitão do tetra continua...

O Dunga disse que jogamos como vínhamos jogando... ou seja, muito mal. Afinal, só ganhamos de Camarões depois do time ter mudado muito e afins... Muitos brasileiros devem estar tristes e decepcionados, mas nós tricolores, sensatos que somos, sabíamos que sem o Thiago Neves de titular, esse jogo não ia dar em nada, só temos motivos para comemorar! Vai que depois da expulsão, e sem voltar com o ouro, nosso camisa dez volta pro Brasil! Se eu fosse o Horcades, já que o ouro não vem mesmo, e expulso, ele não poderá jogar, mandava voltar urgente, a tempo de jogar contra o Sport!

Contudo, em mais um capítulo de "Fechem as cortinas???!!!", cobiçado por Hamburgo (ALE) e Manchester City (ING), Thiago Neves deve mesmo ficar pela Europa, em vez de retornar ao Flu. Ao menos, é isso que dizem "seus donos", o Grupo de Empresários.

Mesmo assim, o Sr. Alexi Stival, prefere exaltar os jogadores do Flu, e desdenha da liberação de Urrutia por parte da LDU...

Aproveito o momento para fazer uma previsão: Ocorrerá uma inversão nessa tabela do Brasileirão, e o Flu vai terminar na frente do Flamengo, esse cavalo paraguaio! São só 10 pontinhos de diferença...

Aos tricolores, meus cordiais apertos de mão, às tricoloiras (e tricoruivas, enfim...), meus ósculos lépidos, e a todos,

Saudações Tricolores de...

Marcus "Gran D'Babú" Lins

PS: O destino do Babú, durante a gravação do É Pênalti! 09 será revelado, apenas e tão somente no É Pênalti! 10...

PS2: A propósito, não apenas emplacamos duas vitórias seguidas, como eu emplaquei duas Alvíssaras Tricolores seguidas! Dá-lhe FLU!